Conteudo

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA
NOSSAS ATUALIZAÇÕES:

ENVIAR

Casa de Vacinas GSK Glaxo Smith Kline
VOLTAR

Calendários de Vacinação

Hepatite B

Recomendam-se três doses no esquema 0-1-6 meses. Para imunodeprimidos e renais crônicos, a dose deve ser dobrada e dividida em quatro doses no esquema 0-1-2-7 meses. Para esses casos e para profissionais de saúde, é recomendada avaliação sorológica de 30 a 60 dias após a terceira dose.

Gripe (Influenza)

É recomendada dose única anual.

Poliomielite

Recomenda-se que as pessoas nunca vacinadas tomem três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), respeitando o esquema 0-1-2 meses com reforço aos 6 e 12 meses após a primeira dose. Para quem já foi vacinado com esquema completo e irá viajar, recomenda-se uma dose entre um e 12 meses antes da viagem. No Brasil a VIP está disponível também na apresentação combinada à DTPa.

Tríplice bacteriana

Aqueles que seguiram o esquema básico completo de vacinação devem tomar dose de reforço com DTPa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) ou dT (dupla do tipo adulto) a cada dez anos. Os que não seguiram todo o esquema (receberam menos de três doses do componente tetânico durante a vida) devem tomar uma dose da DTPa (acelular) e completar com uma ou duas doses de dT. Recomenda-se reforço de dT ou DTPa a cada dez anos.

Febre amarela

Deverão receber reforço a cada dez anos a partir da primeira dose da vacina os habitantes de áreas sob risco da doença e viajantes com destino a tais regiões.¹ A vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem. ² É contraindicada para imunodeprimidos, gestantes e lactantes, exceto quando o risco de contrair a doença supera o da vacinação.

Hepatite A

Recomendam-se duas doses com esquema 0-6 meses.

Tríplice viral

Aplicar uma dose para individuos que receberam uma dose previamente; aplicar duas doses para os que ainda nao receberam nenhuma dose da vacina ou com antecedentes vacinais desconhecidos. O intervalo minimo de 30 dias entre as doses precisa ser respeitado. Imunodeprimidos e gestantes devem passar por avaliação de risco/benefício antes de receber a vacina. As grávidas com indicação devem receber a primeira dose antes da alta hospitalar ou na primeira visita a um serviço de saúde.

Catapora (varicela)

Deve ser tomada em duas doses, com intervalo de um a três meses. Imunodeprimidos e gestantes devem passar por avaliação de risco/benefício antes de receber a vacina. 

HPV

No Brasil, estão disponíveis duas vacina. A recomendada para ambos os sexos entre 9 e 26 anos, que deve ser tomada no esquema 0-2-6 meses e a recomendada para meninas e mulheres a partir de 9 anos de idade, que o esquema de aplicação é 0-1-6 meses.

Hepatite A e B

A vacina combinada contra as hepatites A e B é tomada em três doses no esquema 0-1-6 meses, em substituição aos esquemas isolados de vacinação para as doenças.

Influenza (gripe)

É recomendada dose única anual.

Raiva

São necessárias três doses da vacina antirrábica, a segunda sete dias depois primeira e a terceira de 14 a 21 dias após a segunda. A partir do 14o dia depois da última dose é necessário passar por exame de anticorpos para verificar a eventual necessidade de se receber dose adicional. Profissionais sob risco permanente devem realizar exame sorológico a cada seis meses ou um ano para garantir doses de reforço quando necessário.

Meningocócica conjugada

Uma dose recomendada mesmo para os vacinados na infância e para os imunizados há mais de cinco anos. Dar preferência à Meningocócica Conjugada Quadrivalente ACWY para proteção mais ampla.

Febre tifoide

É recomendada dose única da vacina polissacarídica capsular VI por via intramuscular ou subcutânea, para adultos e crianças a partir de dois anos.

Ocupacional

Vacinas Dose/Esquema Doenças Evitadas
Hepatite B
Saiba mais
3 Hepatite B1
Gripe (Influenza)
Saiba mais
1 (única) Gripe sazonal3
Poliomielite
Saiba mais
Variável, ver informações em Saiba mais Poliomielite1
Tríplice bacteriana
Saiba mais
Variável, ver informações em Saiba mais Difteria, tétano e coqueluche3
Febre amarela
Saiba mais
1 Febre amarela2
Hepatite A
Saiba mais
2 Hepatite A3
Tríplice viral
Saiba mais
Variável, ver informações em Saiba mais Sarampo, caxumba e rubéola3
Catapora (varicela)
Saiba mais
2 Catapora (Varicela)2
HPV
Saiba mais
3 HPV (Papilomavírus Humano)3
Hepatite A e B
Saiba mais
3 Hepatites A e B4
Influenza (gripe)
Saiba mais
1 (única) Gripe sazonal1
Raiva
Saiba mais
3, após pré-exposição Raiva9
Meningocócica conjugada
Saiba mais
1 Meningite pela bactéria Neisseria menigitidis9
Febre tifoide
Saiba mais
1 Febre tifoide2
Para acessar as referências bibliográficas desta seção,clique aqui
PNI SBIM SBP Febrasgo